Oficinas de Beneficiamento do Maracujá

No ciclo de oficinas para o beneficiamento do maracujá, os moradores de Águas Belas e Serro Azul aprenderam a fazer mousse, bolo, geleia e licor. Foram seis encontros, entre 30 de outubro e 14 de novembro de 2014, que juntaram mais de 80 interessados.

Na primeira oficina do ciclo, para produção de mousse de maracujá, os participantes tomaram contato com as normas da ANVISA em relação ao manuseio de alimentos. Foram demonstrados os cuidados para a limpeza dos equipamentos e da cozinha, as técnicas de higienização dos ingredientes, além de procedimentos para a segurança dos cozinheiros.

No encontro seguinte, os participantes fi zeram bolo de maracujá. Foram medidos os valores dos ingredientes, o gasto com equipamentos e outros custos de produção, num exercício de precificação de produtos, com cálculos de porcentagens e lucros.

Na última oficina foram produzidos geleia e licor. Foram apresentados métodos para o armazenamento, esterilização e vedação dos potes de vidro e exploradas várias técnicas de venda.