GERAÇÃO DE RENDA

A força de trabalho em uma sociedade é o elemento que a torna um organismo vivo capaz de se transformar e modificar também o ambiente ao seu redor. Consciente da importância da independência econômica para o desenvolvimento social e sempre de olho nas demandas do mercado de trabalho e na vocação do empreendedorismo local e valorizando os talentos da casa, a SERVTEC ofereceu cursos em diversas áreas no período de junho a novembro de 2011 para as comunidades do entorno da Usina Eólica Bons Ventos, em Aracati, no Ceará.

As capacitações foram oportunidades para os habitantes aprimorarem aptidões e seguirem com os ensinamentos gerando renda para a família e ajudando o crescimento da comunidade.A qualidade dos cursos e o respaldo da formação foram garantidos pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), importante parceiro nesse trabalho que certificou os cursos.

Os interessados na área de gastronomia aprimoram o conhecimento no preparo de pratos típicos da culinária local e preferidos pelos turistas. Com o direcionamento de Antônio Calixto, dono do primeiro restaurante de Canoa Quebrada “A Tenda do Cumbe”, 32 participantes passaram um final de semana aprendendo técnicas de preparo e montagem de pratos com frutos do mar que enchem a boca e os olhos.

Em julho foi realizado o Curso de Corte e Costura com carga horária de 80 horas. 26 alunas receberam as orientações da profa Bertha Cruz e produziram belas peças de moda feminina e infantil, além, de técnicas básicas de modelagem e costura, fundamentais para o aprimoramento da comercialização de um dos principais talentos locais: o labirinto.

Suprindo a necessidade de mão de obra qualificada na região, a professora Jane Mary ministrou dois cursos que com certeza irão deixar a população mais bonita: em agosto foi realizado o Curso de Manicure com carga horária de 40 horas e 25 alunas. Já em setembro e outubro, foi a vez de 25 alunas aprenderem técincas de cabeleireiro, com carga horária de 80 horas.